Lógica divina e lógica diabólica


Lógica divina e lógica diabólica

Faz parte da natureza desse universo as duas naturezas: do bem e do mal. Sendo uma de longo prazo, sofrimento em primeiro momento e felicidade após o sofrimento. Outra de curto prazo, prazer em primeiro momento, infelicidade em última instância.

            Deus é o bem absoluto. Não há bem que não esteja em Deus, toda virtude que existe é encontrada em Jesus Cristo. A personalidade do senhor está nas entrelinhas da sagrada escritura. Ele firmou os céus, deu a esse universo todas as leis naturais que o regem: gravidade, inércia, impenetrabilidade, a revelação da verdade aos humildes, a lei de Price (princípio de Mateus), etc. Suas leis naturais são bem aceitas pelos intelectuais, já as comportamentais, espirituais, filosóficas são desconhecidas.

            O Diabo é o mal absoluto. O contrário de Deus, o Diabo foca na destruição da criação. Ele diverge a pessoa contra si mesma, umas contra as outras, nação contra nação. Ele destrói. A essência diabólica foi perfeitamente captada por Goethe, que inaugurou as estórias de Faust.




            É notável que em muitas histórias bíblicas Deus permite que seus heróis sofram antes de conseguirem o que os tornará felizes, seus objetivos. As histórias de Jó, Rute, da fuga do povo hebreu do Egito são grandes exemplos. Depois de superado o sofrimento é alcançado o que Deus guardou para cada um.

            Nas estórias de Faust há sempre o pacto entre um personagem (Faust) e o Mefistófeles (Diabo). No caso a DLC hearts of stone de The Witcher 3, é uma estória faustiana... CUIDADO SPOILERS!!!!




            O personagem Olgierd Von Everec faz um pacto com Gaunter O’Dimm para se casar com sua amada. No início, assim como em todas estórias faustianas, o Mefistófeles da estória dá a ele o que ele deseja, mas depois o preço pago é absurdo...

            A natureza do bem é a lógica divina, a lógica de Deus. Lógica de um passo para trás seguida de dois passos para frente.

            A natureza do mal é a lógica diabólica, a lógica do Diabo. Lógica de um passo para frente seguida de dois passos para trás.

         Essas duas lógicas podem ser observadas em praticamente tudo em nossa volta. Quando malhamos destruímos nossos músculos para que se reconstruam mais fortes, quando optamos por estudar primeiro é para ter um emprego que nos pagará mais do que um emprego que não precisa de formação, quando pulamos nós primeiro vamos para baixo para pegar impulso e assim tudo é.

             É muito difícil se manter 100 porcento do tempo na lógica divina, requer muita força de vontade aceitar o sofrimento, mas é necessário. O que vem depois do sofrimento é sempre superior ao sofrimento inicial, e sempre proporcional. Sempre proporcionalmente superior.

Comentários

  1. Parabéns pelo post mano! Gostei muito mesmo, e apesar de ser um psot gratuito disponível pra todos, vale muito mais do que muitas coisas fúteis que as pessoas idolatram.
    Quero ver mais os seus posts aqui em breve!

    ResponderExcluir

Postar um comentário